terça-feira, 22 de março de 2011

O que acontece ao cidadão?

Pessoal, como já percebemos (ou não), a literatura, principalmente no Brasil, e, especificamente ao público teen, passa por diversas turbulências, pois, com o passar dos anos, um ou outro autor consegue se diferenciar da maioria e inovar ou ressuscitar algum aspecto já esquecido outrora. Mas, chega de "lerolero", vim aqui para ponderar o principal culpado, no meu ponto de vista (é óbvio).


Nosso país enfrenta diversas mudanças culturais a cada ano, e, percebemos isso quando a emissora que é dona do acre, que não irei citar nomes, mas, que tem a primeira letra sendo "G", de globo, lança mais uma de suas novelas super-estereotipadas, ou seja, uma nova novela que passará em horário nobre.
Duvida disso? Então fica muito claro que:

a) Você não assiste novelas;



b) Possui uma cultura resultante da intensa miscigenação presente em nosso país;


c) É lerdo e ainda não percebeu que estão te manipulando após te alienarem;


Sim, eu sei que você escolheu a alternativa c, a maioria das pessoas acaba simplesmente utilizando da "acomodação sensorial" para se livrarem do fardo do conhecimento... grande besteira essa, mas, tudo bem, né?... NÃO, não está tudo bem. O brasileiro acaba com seus poucos neurônios quando passa seus momentos de lazer assistindo TV, mas, por que isso ocorre?
Isso é simples de se responder. E lhe digo, o governo está por trás disso tudo, seja da programação televisiva, da educação ou até mesmo de você. Isso mesmo, você entendeu, POR TRÁS DE CADA CI-DA-DÃO, mas, sabe porque isso ocorre? Por que, quando se tem influência e poder por dar merrequentos reais para o cidadão da famosa, implacável, alienável e facilmente enganada massa, fica fácil pra caramba dominar o país. Ou seja, isso significa que, mesmo recebendo uma merreca de esmola "ajuda ao cidadão", tendo um dos serviços de saúde pública de maior valor de manutenção do MUNDO e, que não funciona direito, ou recebendo uma deseducação proveniente do governo, há o contentamento por parte da massa, e, isso fica visível quando reelegem um analfabeto e depois colocam uma terrorista no poder, não que eu seja contra qualquer partido com uma estrela... vermelha, e, ainda por cima com o número mais azarado que existe 13 no meio.
Como isso reflete na literatura cultuada no país?
Cara... na boa, você deveria se perguntar como NÃO reflete, pois, quem curte ler, e, que não apenas lê aqueles 3 livros miseráveis recomendados pela escola, sejam os meninos que saem de casa e compram livros da J. K. Rowling, do J. R. R. Tolkien. Ou as meninas que se derretem todas lendo os livros da Stephenie Meyer. Há até quem goste de Dostoiévski, Dan Brown, Jane Austen, Dante Alighieri, Shakspeare, dentre outros, mas, em quesito vestibular, nenhum FDP pensa nos livros que são realmente importantes para você ou para toda a humanidade, "eles" querem apenas escritores da literatura brasileira/portuguesa... certo, é compreensível, mas, quem me garante que eu serei alguém mais culto por ler "Dom Casmurro"? O máximo que irei aprender é que viajar para a europa deixando a mulher no Brasil pode acarretar em uma protuberância de queratina localizada no topo da cabeça, e um menino que tem penteado black power, e, não muito mais que isso.
Aos que ainda não entenderam minha crítica, ela se baseia na questão de que, se os governantes "vendem" a cultura de fora do país para a massa, o correto seria que houvesse uma reconsideração quanto às obras que são "cobradas"  nos vestibulares de todo o país, melhorando assim o gosto do brasileiro pela leitura e, finalmente, incentivando a grande massa à leitura, claro que não àquela leitura forçada... como já ocorrera antes.



Nenhum comentário:

Postar um comentário